domingo, 21 de agosto de 2011

Nova característica: Intelecto



Acredito que já houveram várias brigas devido a esta suposta característica. Muitos Mestres e jogadores, como eu, acharam que combinar destreza física e agilidade com poder mágico, inteligência, sabedoria e outras faculdades mentais era algo muito estranho e desnecessário. Porém, Cassaro sempre quis manter o sistema o mais simples possível. Sua resposta nunca satisfez alguns de nós.

Essa é a resposta que desejávamos. Essa nova característica, Intelecto, simboliza seu poder mental e mágico, seus conhecimentos, sua inteligência, sabedoria e carisma. Porém, a pontuação de 3d&t foi feita para apenas 5 características.
Intelecto é identificado como “Int” entre Resistência e Armadura. Há várias maneiras de se utilizar essa nova característica:

1 - Intelecto monopolizando Magia: Nessa modalidade, o Intelecto substituiria Habilidade para o calculo de dano em magias, substituiria Resistência em Pontos de Magia e em testes para resistir magias da escola Espírito. Também poderia haver um requerimento de Intelecto para aprender certas magias, onde um personagem só poderá aprender uma magia que custe um número de PMs menor ou igual a Int x 10.

2 - Intelecto como característico Mágica mais marcante: Dessa forma, Intelecto substituiria Habilidade em relação a magias, e seria a responsável por fornecer Pontos de Magia e o pré-requisito para certas magias, mas em testes para resistir magias inimigas, de qualquer escola, Resistência seria usada.

3 - Intelecto como característica de dano Mágico: Simplesmente, Intelecto seria usado ao invés de Habilidade para calcular o dano de magias. E só. Pontos de Magia ainda viriam de Resistência.

Pessoalmente, eu recomendaria a 2,mas cada um tem seu gosto.
Caso o intelecto seja usado ao invés de resistência para calcular a quantidade de PMs, calcule Int x 5.

Perícias e Intelecto:
Intelecto pode tanto significar apenas o poder mágico como também o conhecimento de mundo do personagem, o mestre decide. Porém, para tornar as coisas mais fáceis, criei uma pequena regra em relação a intelecto e perícias:

Intelecto seria usado para perícias mentais. Todas as especializações de Ciências, Idiomas, Máquinas (exceto Pilotagem), Medicina e Misticismo (ler capítulo de novas perícias) seriam exclusivamente usadas com Intelecto.

Todas as especializações de Esportes(exceto Jogos) seriam exclusivamente feitas com Habilidade.

Todas as outras perícias o jogador poderia decidir usar Habilidade ou Intelecto na sua compra. Vale lembrar que o jogador não pode “mudar” de característica chave depois.

Note que algumas das perícias exclusivas de Intelecto possuem especializações que também estão em outras perícias. A razão disso é muito simples : essas perícias são altamente intelectuais, e você aprende as especializações dela de maneira intelectual, e não instintiva.

Por isso, mesmo Medicina e Animais possuindo veterinária, um teste de veterinária de alguém que possui Medicina será sempre baseado em Intelecto, enquanto um mesmo teste de alguém que possui Animais pode ser instintivo (um druida, um xamã) ou intelectual (um estudioso dos animais).

Intelecto e Pontuação:
Adicionar mais uma característica básica requer uma revisão da pontuação. Como eu não tenho nem a capacidade nem a vontade de revisar todas as vantagens, desvantagens, características e blábláblá para caber essa nova regra, eu decidi aumentar a pontuação inicial dos níveis descritos na pagina 13 do Manual Alpha, veja a seguir:

Pessoas Comuns : 0 a 5 pontos
Novato : 6 pontos
Lutador: 8 pontos
Campeão: 13 pontos
Lenda: 15 pontos

Todas as fichas fornecidas aqui possuirão seus valores com e sem intelecto, para que não seja necessário adaptar caso seu grupo use ou não essa nova característica.

Essa regra foi retirada do Manual de Regras Avançadas. Para baixá-lo, disponível em duas versões, siga o link: http://jamboeditora.com.br/forum/viewtopic.php?t=4905

Nenhum comentário:

Postar um comentário