sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Inimigos

Talvez outros, como eu, acharam a vantagem Inimigos com o pequeno problema de ser muito abrangente. Por 1 ponto, eu teria H +2 contra TODOS os semi-humanos ou Youkais? E se meu personagem fosse um caçador de demônios, porque ele estaria recebendo bônus contra extraplanares do bem? Se estivesse jogando com um goblinóide matador de elfos, porque ele teria bônus contra anões, gnomos ou meio-orcs?

Não só isso, mas se você olhar para o Manual dos Aventureiros, alguns kits requerem uma espécie de Inimigo que não seria possível seguindo a regra original.

Com isso em mente, decidi fazer uma pequena modificação na vantagem. Ao invés de escolher um dos cinco grupos do manual, o jogador escolheria um dos grupos abaixo:

Humanos: Humanos, Meio-Dragões, Meio-Elfos e Meio-Orcs.

Seres Élficos: Elfos, Elfos Negros, Elfos do Mar, Elfos do Céu e Meio-Elfos.

Goblinóides: Goblins, Hobgoblins, Bugbears, Orcs, Ogros e Meio-Orcs.

Seres Dracônicos: Dragões, Dragonetes, criaturas aparentadas a dragões, etc.

Criaturas Marinhas: Elfos do Mar, Dragões Marinhos, Anfíbios, monstros marinhos.

Extraplanares do bem: Anjos, Meio-Celestiais, Criaturas Celestiais.

Extraplanares do mal: Demônios e Diabos, Meio-Abissais, Criaturais Abissais

Criaturas Mágicas: Fadas, Gênios, Meio-Gênios, Dragonetes, Elementais e Monstros Mágicos.

Construtos: Idem ao Manual Alpha.

Mortos-Vivos: Qualquer Morto-vivo.

Saurinos: Dinossauros, Dragoas-Caçadoras, Trogloditas, répteis.

Animais:
Animais e Licantropos.

Seres Silvestres: Elfos, Halflings, Dríades e Meio-Dríades, Centauros, Gnolls, Kobolds.

Seres Subterrâneos: Anões, Trolls, Trogloditas, Elfos Negros.

Como você já deve ter notado, algumas raças ficam em mais de uma classificação. Meio-orcs ficam em humanos e goblinóides; elfos ficam em seres élficos e seres silvestres.  A escolha destes grupos não foi exatamente ligação racial, e sim cultural. Orcs e ogros não são goblinóides, porém pertencem a Aliança Negra, e qualquer um que aprenda a lutar contra a Aliança certamente terá que aprender a lutar contra orcs e ogros.

Essa regra foi retirada do Manual de Regras Avançadas 3D&T Alpha. Para baixá-lo por completo, disponível em duas versões, siga o link : http://jamboeditora.com.br/forum/viewtopic.php?t=4905

Nenhum comentário:

Postar um comentário