Combates em massa são uma visão dantesca. Corpos e pedaços decepados jazem pelo chão, gritos de fúria e sofrimento tocam como uma música fúnebre e eterna, e para qualquer lado que se olhe, uma dança de ferro e sangue domina a visão.
Tropas precisam estar motivadas para suportarem tamanho trauma. Para isso, todos os batalhões e exércitos possuem Pontos de Moral. Agem como uma característica extra, que define a coragem e motivação dos soldados. Soldados de moral baixo podem facilmente fugir do campo de combate, e soldados de moral alto atacarão sem piedade enquanto as espadas inimigas comem-lhe a carne. Caso algum personagem jogador também esteja participando da guerra, também possuirá pontos de moral.
Os pontos de moral variam de zero a dez, e tropas recém criadas possuem um valor de três a seis. Considere que todas as tropas começam com cinco pontos de moral, e modifique o valor a partir da descrição abaixo:
Sem capitão (Desvantagem mal treinada ou morta em combate): -1 de moral
Elite (10 pontos ou mais) : +1 de moral
Fraco (0 -4 pontos): -1 de moral.
Sem Líder (Morto em combate, não confundir com sem capitão) : -1 de moral (a todos os batalhões aliados do líder Morto)
Eis as regras para pontos de moral:
0 : A tropa se dispersa e foge, e seus integrantes podem ser atacados como se fossem personagens individuais, com H -3.
1: A tropa está a beira do colapso. Possui H-2. Precisa realizar testes de Obedecer para fazer qualquer ação ou movimento, caso contrário ficará paralisado de medo. Testes de Comandar não funcionam (exceto para elevar a moral).
2: A tropa está com medo, e seriamente duvidando sua estadia nesse combate. H -1
Precisa realizar testes de Obedecer para realizar qualquer ação ou ser afetada por Comandar, mas podem se mover a vontade.
3: Desejam ganhar, mas sabem que isso será quase impossível.
Precisa realizar testes de Obedecer para realizar qualquer ação descrita em Comandar.
4: Podem vencer, caso tenham sorte. Nenhuma penalidade
5: Vamos ver se o treinamento serviu de algo. Nenhuma penalidade
6: Você é um membro da elite. Não há como perder. Nenhuma penalidade
7: Iremos vencer! H +1
8: Devemos começar a discutir sobre a divisão dos espólios de guerra agora. H + 1
9: Marcharemos e faremos com que a terra beba o sangue de nossos inimigos. H+2
10: Somos inabaláveis. Somos indestrutíveis. H+3
Batalhões de Mortos vivos e construtos não possuem pontos de moral.
As penalidades em moral podem fazer Habilidade chegar a níveis negativos. Isso é para evitar que batalhões que comecem com 2 de habilidade ou menos tenham as penalidades em vão.
Em combate, a moral muda seguindo essas regras:
Lutando contra Inimigo (vantagem): -----------------------------------------------------------------Moral +1
Lutando na Arena: ----------------------------------------------------------------------------------------Moral +1
Tropa inimiga possui Monstruoso*:- -----------------------------------------------------------------Moral +1
Tropa aliada possui Monstruoso*:---------------------------------------------------------------------Moral -1
Capitão com Boa Fama: ---------------------------------------------------------------------------------Moral +1
Capitão com Torcida: -------------------------------------------------------------------------------------Moral +1
Capitão com Clericato ou Paladino: -------------------------------------------------------------------Moral +1
Capitão realiza um teste de Comandar (Difícil): ---------------------------------------------------Moral +1
Capitão inimigo realiza um teste de Intimidação (dificuldade variável): ---------------------Moral -1
Tropa de elite aliada está no combate*: -------------------------------------------------------------Moral +1
Tropa de elite inimiga está no combate*: ------------------------------------------------------------Moral -1
Inimigo está lutando na Arena dele: -----------------------------------------------------------------Moral -1
Líder Máximo Aliado está no combate: -------------------------------------------------------------Moral +2
Líder Máximo Inimigo está no combate: -----------------------------------------------------------Moral -2
Líder Inimigo possui Má fama ou Boa Fama: -------------------------------------------------------Moral -1
Líder Aliado possui Má fama: ------------------------------------------------------------------------Moral -1
Tropa Aliada em maior número: --------------------------------------------------------------------Moral +1
Morte do capitão aliado:- --------------------------------------------------------------- Moral -1 nos aliados
Morte do Líder aliado:- ------------------------------- Moral-2 em todos os batalhões aliados ao líder.
Morte do Líder Máximo aliado: ------------------------------Moral -4 em todos os batalhões aliados
Morte do capitão inimigo: --Moral +2 ao batalhão que o matou, Moral +1 a todos os inimigos do capitão morto
Morte do Líder inimigo: +2 de moral em todos os batalhões inimigos do líder morto, +3 de moral no batalhão que o matou.
Morte do Líder Máximo inimigo: +4 de moral em todos os batalhões inimigos do líder morto.
*: Conta-se apenas uma vez. Por exemplo, possuir vários aliados Monstruosos não vai diminuir 1 de moral por cada. Diminuirá apenas 1 vez. O mesmo acontece com a presença de Tropas de Elite no combate : o bônus ou redução será sempre 1, independente de quantos estejam.
Exemplo:
Thwor Mão-de-ferro e sua aliança negra estão atacando um forte do reinado de Doherimm. Thwor é o Líder Máximo da Aliança Negra, está acompanhado de sua elite bugbear, e possui Boa Fama (na aliança negra), Má fama (em todos os outros lugares) e Torcida.
Logo:
Qualquer tropa da aliança negra receberá +2 de moral, pois Thwor(Líder Máximo da Aliança) está no combate. Adicionalmente, Thwor está como Líder, logo as vantagens de Torcida e Boa Fama funcionam em todos de sua facção (+1 de moral cada, dando +2 no total). A tropa de elite Bugbear também está no combate, fornecendo +1 de moral. Os goblinóides estão em maior número, o que garante +1 de moral.
Qualquer tropa da aliança negra receberá no total +6 pontos de moral. (Note que as tropas de elite ficariam com 6+6= 12, mas o limite é 10). O forte anão não possui nenhuma tropa de elite, e o Líder Máximo de sua facção não está no combate.
Logo, os anões que começam com 5 de moral ficaram com
-2, pois o Líder Máximo Inimigo (Thwor) está no combate
-1, pois Tropa elite inimiga está no combate
-1, pois Thwor possui Má Fama(para todos exceto a Aliança Negra)
+1, pois anões possuem goblinóides como inimigo
Resultando em final 2, o que garante H-1 para todos os anões. Os membros da aliança negra possuem H+3 devido a sua Moral 10. Caso o Líder anão passe em um teste de Comandar (Difícil), a moral dos anões passará para 3. Caso Thwor passe em um teste de Intimidação (Fácil, devido a grande diferença entre as morais), a moral dos anões passará para 1(ou voltará para dois).
Está bem óbvio quem irá ganhar esta luta e quem irá perder. É perfeitamente possível fazer uma tropa se render ou fugir antes do começo do combate, caso tal atinja Moral Zero.
Note que, se Thwor for morto no combate (algo altamente improvável), a tropa goblinóide sofrerá 8 pontos de dano na moral (Thwor fornecia 4 pontos, mas agora foi morto, e perder um Líder Máximo causa 4 pontos de dano em todas as tropas aliadas). Logo, antes estavam com 10e passaram a 3 de Moral, as elites estão com 4. As tropas goblinóides normais e de elite estariam com 11 e 12 de moral respectivamente, e, apesar do limite ser 10, as outras condições que causaram o aumento da moral (Tropa elite no campo e maior número) ainda estão validas.
Os anões que estariam com 2 ganhariam 4(por matarem Thwor) e 3 pelo dano que Thwor causa em tropas inimigas, que não é mais sofrido. Ficariam com Moral 9.
Também vale notar que os redutores de Má Fama e Monstruoso não são absolutos, especialmente em relação a raças. Um batalhão de ogres, por exemplo, reduziriam a moral de todos caso estivessem aliados a humanos e elfos, porém não caso tivessem na Aliança Negra, que estão “acostumados” com os ogres.
Essa regra foi retirada do Manual de Regras Avançadas 3D&T Alpha. Para baixá-lo por completo, disponível em duas versões, siga o link : http://jamboeditora.com.br/forum/viewtopic.php?t=4905
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